segunda-feira, 12 de maio de 2008

Foi o possivel

Se tivesse que classificar a época leonina com apenas uma palavra, recorreria a.... Sofrivel!
Quando não se tem dinheiro para ombrear com os principais adversários, acaba-se por tentar efetuar manobras arriscadas que na sua grande maioria dão em falhanço.. ou melhor, e na perspectiva de quem manda no Sporting, "em tantos alguns serão bons". Refiro-me obviamente á falta de dinheiro para aquisição de jogadores de créditos firmados, acabando por virem "milhões" de jogadores de qualidade duvidosa, em regime de empréstimo( valha-nos isso). A balnça informa que sairam jogadores experientes e de qualidade como :Ricardo, Caneira, Tello, Deivid( ainda que no inicio e não fim)..e até Alecsandro(fez uns golinhos interessantes ) e Nani! No outro prato da balança entraram jogadores como Stojkovic, Gladestone, Purovic, Tiui, Vukcevic, Izmailov, Grimi.. querem tentar pesar? há duvidas que ficámos a perder com as entradas e saídas?
Dos jogadores que entraram apenas destaco o Vukcevic e o Izmailov ( a espaços mas importante nos momentos altos)., Grimi veio apenas efectuar o facil, ser melhor que Ronny( dou-lhe o beneficio da duvida porque ainda está em adaptação) e Stojkovic..

Stojkovic, é a meu ver o grande caso da temporada e, aqui sim, há responsabilidade da direcção e equipa técnica no que respeita ao circo montado á volta deste GR, o melhor do plantel..
Com isto tudo, criou-se um GR á pressa que ainda não tem ( a ver vamos se chegará a ter) condições para estar entre os postes de uma equipa como o Sporting... cometeu erros que custaram muitos pontos e sobretudo contribuiu para uma instabilidade gritante no sector defensivo..para que conste, na época transacta o Sporting foi detentor de uma estatistica defensiva excelente.Espero que a questão GR seja reapreciada com racionalidade...

A juntar á questão acima mencionada e ás lesões pontuais de jogadores influentes na manobra defensiva ( Polga- época para esquecer..), contámos com o Miguel Veloso numa forma bastante inferior ao verificado no ano passado, um Moutinho algo sozinho e perdido, Romagnoli a fazer lembrar Pedro Barbosa ( com contrato acomodou-se), Yannick eternamente lesionado e Liedson sem parceiro credivel e consequentemente sem o mesmo rendimento...

Felizmente na parte final do campeonato existiu uma pequena recuperação conjugada com a quebra incrivel da concorrencia ( em condições normais não iriamos lá.. para nós também não foi um ano normal )..coincidente com a recuperação de Yannick que voltou e calou os criticos ( entre eles, eu).Yannick demonstrou que tem qualidade e precisa apenas de trabalhar a questão psicologica e o espirito guerreiro..

Conseguimos o 2º lugar contra as expectativas da dobra para a 2ª volta e, penso que acima de tudo esta época serviu para amadurecer alguns jovens que viveram adversidades e criticas, caindo do pedestal dos elogios continuos..que sejam homens e que tomem estes momentos como estimulo e experiencia para fazer melhor na época que aí vem.
à direcção que tenha a capacidade da disponibilizar á equipa técnica outra qualidade e que esta saiba filtrar o melhor desta época e que tenha aprendido com alguns erros.

Ao Paulo Bento que demonstrou apesar de tudo ter estofo, um obrigado pelo caracter e por defender os interesses do Sporting. Para todos os efeitos demonstrou que sem uma grande equipa conseguiu efectuar os minimos.. ( Champions e final da Taça(s))...alguem tem duvidas que era campeão com um plantel como o do FCP?( o JF que esteja caladinho..)

Quanto á Taça, vai ser muito dificil, as lesões e um FCP com sede de vingança ( lembro que o sporting é uma das equipas que tem "saldo" positivo com o campeão nesta época), fará com que a final seja um jogo com um FCP muito atento e com um Sporting algo debilitado.. mas para todos efeitos é uma final, a teoria aponta para o FCP..mas isso é na teoria...

Sem comentários: