segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Fc Porto 1 - Stojkovic 0

Apesar do titulo desta mensagem ser uma autentica crucificação do novo guarda redes do Sporting Clube de Portugal, não é isso que se pretende.. quando muito apenas um responsabilização de forma a que numa futura e hipotética situação do género, o Vladimir Stojkovic se lembre que "que na dúvida é pontapé para a frente.. ".

O Futebol é isto, dos erros resultam golos que na maioria das vezes são decisivos, sobretudo entre equipasbastante equiparadas.
Como é normal o SCP foi jogar ao Dragão num espirito de contenção e( empate não é mau com o decorrer do jogo logo se vê..), não vejo mal ao mundo nem ao raciocinio do PB por tal filosofia de jogo.. a estratégia passaria por aguentar ao máximo o impeto inicial do Porto , á posteriori tentar equilibrar os acontecimentos e se possivel dar um ferroada em altura decisiva.
Com alguma sorte á mistura as coisas estavam a sair conforme planeado até aquele minuto em que se parou o cérebro do Stojkovic.. precisamente nessa altura estava iniciar o melhor período do Sporting que acabou até por ser acelerado e de grande pendor atacante por via das circunstâncias ( golo do Raul Meireles ).
Penso que esteve bem perto mais um resultado positivo do sporting no Dragão que em boa medida estev ao nosso alcance.. se passámos a primeira meia hora ( ainda que com alguma sorte ) deveríamos ter virado as coisas a nosso dfavor.. assim perdemos e de alguam forma demonstrámos que o futuro pode ser verde.. oferecemos esta vitória ao FCP e assim espero que se calem com o penalti da supertaça..
Notas a retirar : o Quaresma e o P Emanuel deviam ter sido expulsos.

Notas para o Futuro : A boa imagem da equipa pós golo , a estratégia é válida, quero acreditar que ganhámos um guarda redes mais consciente e a melhor de todas.. O Jesualdo ferreira continua no banco do Porto..

que daqui saiam as melhores ilacções possiveis e vamos prepararmo-nos para mais 25 jogos sem perder ( de preferencia com mais vitórias que 20 ).. era sinal de campeonato na certa..

uma ultima pergunta, dos 2 jogos com o Porto qual era o que podíamos perder? mesmo assim o de hoje..o outro valeu um titulo..levantar a cabeça e seguir em frente! temos equipa e gostei da coragem do 3-5-2 em pleno Dragão.. muita personalidade e confiança, sobretudo com 3 defesas centrais lentos.

Saudações Leoninas!!

sábado, 18 de agosto de 2007

Entrada de leão

e assim foi, ganhámos na 1ª jornada por satisfatórios 4-1. não foi uma noite perfeita, demonstrámos erros do passado .. algumas perdas de bola que apanharam a equipa em contrapé resultaram em jogadas de perigo, sobretudo quando a equipa se sentiu ( demasiado) confortável com o 3-0. produzimos muitas oportunidades ( o mais importante ), demonstrámos alegria no jogo e acima de tudo, cumpriram a missão de ganhar os 3 pontos, de forma a podermos encarar a visita ao Dragão com "tranquilidade" e sem a obrigação ( apesar de falarmos de inicios de época ) de ganhar. são importantes as primeiras 6 jornadas... quem daí ganhar vantagem penso dar um passo importante, não decisivo mas importante..

uma palavra para o Derlei, muito bem, penso que deu um bom passo no sentido de quebrar o gelo com os adeptos mais descrentes do seu valor.. mostrou a sua garra, devoção, e fez um golo.. bons pormenores ( cheios de experiência ) de envolvimento com o Li.

Parabéns, toca a pensar já no FC Porto! a Académica é passado!

domingo, 12 de agosto de 2007

A SUPERTAÇA É NOSSA!!!!!

Ao longo da semana ouvi dos mais variados comentários de dirigentes, jogadores e treinadores.. a maioria e, durante a maior parte dos discursos focou o equilibrio que certamente iria pautar o jogo.. pois bem, o jogo demonstrou efectivamente essa principal vertente, o equilibrio entre duas equipas que acusaram a responsabilidade tendo a consciência que ainda não atingiram o momento ideal dos recursos que tem á sua disposição..
Honestamente não dei muito crédito á equipa do meu Sporting precisamente porque a achei demasiado perra contra o Benfica.. ( achei o mesmo neste jogo ) mas, e há sempre um mas... houve um factor importante que fez toda a diferença, o jogo tinha em disputa um troféu oficial.. quero crer que os jogadores se motivaram por aí..e de alguma forma fico satisfeito pela tomada de responsabilidade da equipa.
O jogo foi frente ao FCP que jogou ( tal como o SLB há uma semana >) com três médios de caracteristicas idênticas, evidente condição de primazia defensiva sobre o ataque.. Jesualdo confessou a razão da escolha, tratava-se da equipa que mais o fez penar o ano passado e quis anular a principal arma do Sporting.. a circulação de bola eficaz a meio campo.. o pior é que em longos períodos do jogo conseguiu..
Não jogámo bem, ninguém o fez mas o Miguel Veloso de quem todos muito esperamos está longe da melhor forma e o Moutinho também ainda não está no máximo das suas condições.. o Russo nota-se que tem técnica mas ainda está um pouco fora do baralho ( parabéns pelo Golaço ).. melhores do Sporting, Polga e Romagnoli...

Vamos ter d melhorar muito para o inicio de liga, lembro que mesmo sem estarmos no máximo convem ganhar os jogos seja como fôr.. para não andarmos atrás quando estivermos a jogar bem ( tenho essa esperança )..

Ao Professor Jesualdo lembro que as piadolas com a higenie dentária certamente lhe custarão ao longo da semana um sabor de pasta desagradável..

resumindo precisamos de muito mais , muito mesmo, mas hoje tivemos a estrelinha da sorte, a estrelinha de campeão... não a percam rapazes!!!! VIVA O SPORTING!!!!!

ps - IZmailov, se não fôr pedir demais.. queremos mais do mesmo.. outros golos iguais ou melhores que o de esta noite... força miúdo!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

1ª derrota importante -Torneio do Guadiana

É certo que os torneios de verão servem para testes, para ganhar ritmo.. mas sejamos honestos, se no ano passado o 3-0 ao benfica sublinhou uma pré-época de luxo este ano a derrota com o benfica evidenciou uma pré-época fraquinha e que não augura nada de muito bom..
Dissecamos.. o Benfica não fez muito para ganhar o jogo, aliás, podemos dizer mesmo pouco.. a dinâmica do miolo leonino teve apenas aparições fugazes.. apesar do bom ritmo do jogo a bola andou na maioria do tempo longe das areas ( sobretudo da area encarnada ).. o benfica joga com 3 trincos ( três ) e isso trava-lhe a fluidez de jogo ofensivo e a imaginação no ataque, em contrapartida ganha uma consistencia defensiva dificil de superar, sobretudo na pré-epoca.. é para continuar ? duvido.. um destes trincos, senão 2 , sairão da equipa.O Benfica evidenciou erros do passado , as bolas paradas! O Sporting sofre demasiado nas bolas paradas!?! assim não dá..
Resumindo, ao fim de uma pre-epoca continuamos a depender dos mesmos, ou seja sem evolução.. Polga, Miguel Veloso, Moutinho e Liedson.. por falar em Liedson, ele bem tenta por meios licitos e..menos licitos incomodar as defesas mas coitado, não é Deus, faz o que pode...o Derlei já foi grande, agora ... acham mesmo que é jogador para incomodar grandes defesas que há na Champions?? o IZmailov prontifica-se para ser titular, acrescentará algo mais ao que o Nani produzia? É com este tipo de comparações que se chega á conclusão se o plantel está ou não mais forte em relação á época transacta.. penso precisarmos de algo mais.. alguem que dê outra maturidade e "manha" á equipa no meio campo.. ( há quem chame a isso classe ) e um avançado de nome que divida as tarefas equilabradamente com o Liedson..

Sr. PB que muito estimo e a quem reconheço muita qualidade enquanto treinador.. faça entender aos dirigentes as ainda necessidades do plantel .. 1 médio e outro avançado com "nome" , é que plantel equilibrado não é necessáriamente plantel forte.. o equilibrio em boa parte das posições é nivelada por baixo.. atenção ao objectivo Champions que exige muito mais que o se viu até agora!